Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Prefeitura do Recife recoloca estátua de Ariano Suassuna no local

Por: REDAÇÃO PORTAL
Obra tinha sido depredada por vândalos e voltou a compor o Circuito da Poesia nessa quarta-feira (11)

Foto: Reprodução internet

12/11/2020
    Compartilhe:

Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), recolocou a estátua em homengamem ao escritor Ariano Suassuna em seu local, na Rua da Aurora, após passar por reparos. A obra havia sido danificada por ação de vândalos em setembro deste ano.

O serviço para a recuperação da estátua foi feito pelo artista plástico, Demétrio Albuquerque, artesão responsável pela obra. Foi então realizada a recuperação da estátua, confeccionada em cimento estruturado. Os vândalos haviam quebrado as pernas, forçando a derrubada. Isto comprometeu a peça até a cintura. O trabalho de Demétrio, realizado em seu ateliê, garantiu a integridade dos traços originais da escultura, que pesa entre 250 e 300 kg.

O custo do serviço foi realizado por uma parceria através da família do homenageado com uma empresa privada.

Vandalismo - Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo, a Prefeitura do Recife chega a gastar aproximadamente R$ 2 milhões por ano. Para se ter ideia da gravidade do comportamento destrutivo e irresponsável para toda a sociedade, esse montante seria o suficiente para construir duas Upinhas por ano. Ou ainda construir uma escola padrão, bem como duas creches. O valor seria ainda suficiente para a implantação de cerca de 1.700 novos pontos de iluminação em LED, ou ser utilizado na requalificação de cerca de 20 escadarias com inclusão de corrimão. Por isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do patrimônio público. Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook