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Procon Recife realiza mutirão online de negociação de dívidas vencidas e inscritas no SPC/Serasa 2021

Por: REDAÇÃO PORTAL
Consumidores podem fazer o seu cadastro no site do Procon Recife a partir de amanhã (10)

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

09/06/2021
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O Procon municipal ressalta que o mutirão é exclusivamente para dívidas vencidas e reconhecidas em SPC e Serasa, e não para se discutir se o consumidor tem ou não o débito. Isto porque as condições de pagamento e tempo de resolução variam de acordo com a complexidade da dívida. O Órgão também avisa que o valor dos descontos das dívidas serão estudados caso a caso.

A iniciativa do Procon Recife visa ajudar os recifenses no restabelecimento do seus equilíbrios financeiros, mantendo seus nomes limpos e longe de qualquer inscrição em cadastro de proteção ao crédito, ganhando contornos ainda mais importantes em cenário de pandemia e de readequação do orçamento familiar.

"Vivenciamos um momento economicamente desafiador, e o orçamento de muita gente está cada vez mais comprometido. Dessa forma, as dívidas começam a ficar em segundo plano. O mutirão, no entanto, estabelece uma chance de o consumidor renegociar as dívidas, de um recomeço, resgatando a sua cidadania", avalia o secretário-executivo de Defesa do Consumidor, Pablo Bismack.

Ainda segundo Bismack, a internet torna-se fundamental neste momento como recurso para a renegociação dos passivos. "Muitos consumidores que têm dívidas não procuram os credores ou o Procon por puro constrangimento com a situação, e o processo realizado de forma online é capaz de quebrar essa barreira. Além disso, o processo remoto também favorece ao distanciamento social tão necessário nesta pandemia."

Entre os dias 5 a 9 de julho, a previsão é que sejam realizados 200 atendimentos para negociação de dívidas com a Celpe; de 12 a 16 de julho, 150 atendimentos com a Compesa; de 19 de julho a 23 de julho, 500 atendimentos com os bancos; e de 26 a 30 de julho, 200 para as empresas de telefonia.

A população pode acionar o Procon Recife pelos emails [email protected] (dúvidas), [email protected] (denúncias), pelo site procon.recife.pe.gov.br, e pelo fone 0800 281 1311. Por conta da pandemia, o Órgão aconselha que o consumidor dê preferência aos canais não presenciais.
 

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