Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Professores da rede estadual de ensino em Pernambuco encerram greve

Por: REDAÇÃO PORTAL
A decisão foi tomada em uma assembleia realizada pela categoria na manhã desta sexta (23).

Foto: Agência Brasil

23/10/2020
    Compartilhe:


Os professores da rede estadual de Pernambuco decidiram suspender a greve decretada na última segunda-feira (19). A decisão foi tomada em uma assembleia realizada pela categoria na manhã desta sexta (23).

Na reunião, que teve a presença de mais de 1.300 participantes, também foi aprovada a continuidade das visitas às escolas e locais de trabalho, a fim de verificar condições estruturais e denunciar possíveis descumprimentos de normas sanitárias. Mais de 75% dos presentes optaram por acatar a decisão judicial e voltar às atividades presenciais.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) destacou que “continua advertindo o governo de que este não é o momento do retorno às atividades presenciais”. No texto, a categoria responsabiliza o Governo do Estado por possíveis “casos de contágio e agravamentos decorrentes da reabertura precoce das escolas”.

A paralisação dos professores estaduais foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em duas decisões. Na primeira, o desembargador Eugênio Dantas de Oliveira Lima determinou que a greve não fosse iniciada, e proibiu a categoria de praticar qualquer ato que embarace, perturbe ou retarde o regular funcionamento dos serviços públicos da Rede Estadual de Educação. O desembargador também fixou pagamento de multa diária de R$ 50 mil para o Sintepe em caso de descumprimento.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook