Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Proposta de Gleide Ângelo torna Heroínas de Tejucupapo Patronas da Defesa dos Direitos da Mulher

Por: REDAÇÃO PORTAL
A deputada participará hoje (12) das comemorações dos 27 anos de encenação da “Batalha das Heroínas de Tejucupapo

Foto: Reprodução internet

12/10/2020
    Compartilhe:

Tramita nas Comissões da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) projeto de lei, de autoria da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) que concede o título de Patronas da Defesa dos Direitos da Mulher no Estado de Pernambuco às Heroínas de Tejucupapo.

A proposta é uma justa homenagem às mulheres pernambucanas que entraram para a história do Brasil, pelo exemplo de altivez, resistência e heroísmo em defesa das suas terras contra a invasão holandesa.

No dia 23 de abril de 1646, soldados holandeses tentavam saquear a então vila de São Lourenço de Tejucupapo, no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco e escolheram o momento em que haveria poucos homens no local. Não esperavam que as mulheres estivessem organizadas e prontas para a luta. Com paus, panelas, água fervente, pimenta e tudo que tinham em mãos como armas, eles resistiram bravamente e expulsaram os invasores. 

A Batalha das Mulheres de Tejucupapo marca o que é considerada a primeira batalha na história brasileira em que as protagonistas foram elas. A partir daí elas passaram a ser tratadas como “Heroínas”.

Para manter viva a memória dessa importante passagem histórica, há 27 anos é realizada a encenação da batalha, pelo Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo. Todo último domingo de abril, dezenas de mulheres de Tejucupapo viram atrizes: sobem o Monte das Trincheiras, vestem uma roupa de época e vão para o campo de batalha. 

Este ano, por conta da pandemia, o evento, esperado ansiosamente pelas mulheres e visitantes, não pôde ocorrer na data tradicional. Mas as heroínas não deixarão 2020 passar em branco e realizarão a encenação neste 12 de outubro de forma especial, com todos os cuidados com os protocolos de prevenção à Covid-19.

A Delegada Gleide Ângelo estará no distrito de Tejucupapo, município de Goiana, acompanhando às comemorações e a encenação da “Batalha das Heroínas de Tejucupapo” ao lado de Dona Luzia, guardiã da história das heroínas de Tejucupapo.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook