Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

PSB de Pernambuco retoma Prosa Política discutindo políticas de prevenção à violência

Por: REDAÇÃO PORTAL
Cloves Benevides, secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas foi o palestrante  do evento O evento que teve a condução de Sileno Guedes e a mediação de Dora Pires e Evaldo Costa

Foto: Reprodução Internet

11/05/2021
    Compartilhe:

O PSB de Pernambuco retomou, na noite dessa segunda-feira (10), o Prosa Política, encontro que tem o objetivo discutir pautas importantes no contexto político, social e econômico da atualidade. Com um novo formato, agora virtual para se adaptar à nova realidade mundial de pandemia, o primeiro encontro de 2021 discutiu o tema Política de Prevenção à Violência no Cenário Brasileiro, com o palestrante Cloves Benevides, que é secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas em Pernambuco há pouco mais de dois anos.

O evento contou com a condução do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, e com a mediação da secretária de Formação Política do PSB de Pernambuco, Dora Pires, e do jornalista Evaldo Costa, representando a Fundação João Mangabeira no Estado.

Durante sua apresentação, Cloves, que tem atuação marcada como gestor de Políticas Públicas e projetos sociais, falou sobre diversas perspectivas da temática, como a polêmica liberação de armas, que está em discussão no cenário nacional. Ele foi questionado pela militância que acompanhou a atividade pelo Youtube sobre como esse debate pode interferir na questão da prevenção à violência. “Arma é feita para matar, não para proteção. Tem uma visão de mercado (nessa discussão). Quanto mais armas, mais riscos. Quanto mais álcool, mais risco. Quanto mais álcool e arma e pessoas em vulnerabilidade, mais riscos agravado. Tem questão da matemática. Esse não é um debate para fazer no calor de emoção de autoproteção, mas é um debate de academia. Quanto mais armas circulam, mais números se alteram”, afirmou.

O gestor também abordou como o debate está envolvido com a questão da melhoria das políticas sociais, destacando como o enfraquecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) impacta na questão da violência. “Política social é outro nome da política de segurança pública. A garantia dos direitos é capaz de empoderar as pessoas, para que elas garantam lugar de fala e contribuam com o negócio público. Política pública de prevenção à violência é um recorte das políticas sociais quando nós consideramos o conjunto de violações da sociedade brasileira”, comentou.

O secretário também pontuou as ações sociais realizadas pela gestão em Pernambuco, destacando a pasta de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, gerida por Sileno Guedes, em ação com a pasta que ele conduz. Segundo destacou Cloves, há uma decisão política da atual gestão do PSB em Pernambuco em investir em novas ações sociais à medida que se investe em áreas distintas, como saúde e educação, por exemplo. Cloves também citou a referência que o Pacto pela Vida, que é citada como a principal política pública de combate e prevenção à violência no País, em termos de estrutura e eficiência.  

Durante o encontro, o presidente Sileno Guedes falou da importância da nova fase do Prosa Política, que já discutiu temas como combate à violência contra mulher, privatização do Rio São Francisco, gestão fiscal em Pernambuco, entre outros. “Continuaremos promovendo importantes debates ao longo de 2021. Esse é um ano de preparação da nossa militância, de formação política e aprofundamento de temas importantes”, comentou. O debate completo está salvo no canal de Youtube do PSB de Pernambuco. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook