Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Queima da Lapinha encerra Ciclo Natalino no Recife

Por: REDAÇÃO PORTAL
Para evitar aglomerações, em função da pandemia, a celebração será diferente este ano, com o desfile da Lapinha pelas ruas da cidade, acompanhada pela Frevioca

Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR

06/01/2021
    Compartilhe:

Tradicional liturgia da cultura popular, a Queima da Lapinha encerra,hoje (6), o Ciclo Natalino promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Secretaria de Turismo e Lazer, desde o último dia 17 de dezembro. Para evitar aglomerações, em função da pandemia, a celebração será diferente este ano, com o desfile da Lapinha pelas ruas da cidade, acompanhada pela Frevioca.

Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo cultural que se encerra ao fogo e abrir alas para o ciclo seguinte.

A programação começa às 16h, com a saída da Frevioca do Parque Dona Lindu, em direção ao Sítio Trindade. Durante todo o percurso, a bandinha Mendes e sua Orquestra irá embalar o cortejo com suas loas e jornadas, acompanhada por quatro pastoras do Pastoril Estrela Brilhante de Água Fria. A Lapinha abrirá o desfile, levada em carro aberto, percorrendo zona sul e zona norte da cidade, à frente da Frevioca.

Em sua chegada ao Sítio, será recebida pela bandinha 19 de Fevereiro e integrantes do Pastoril Estrela Brilhante. Às 18h, no Sítio Trindade, sem a presença de público, para evitar aglomeração, a Lapinha será queimada, ao som de cânticos, jornadas e orações proferidas pelas pastoras.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook