Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Rede Compaz é selecionada para Prêmio Innovare

Por: REDAÇÃO PORTAL
Há 18 anos o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil

Foto: Marcos Pastich/PCR

26/07/2021
    Compartilhe:

OS COMPAZ - A rede de Centros Comunitário da Paz foi concebida com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também em outras fontes de espaços de convivência e cidadania, o Recife possui dois Compaz em áreas estratégicas da cidade. Conhecidos como "Fábricas de Cidadania", os equipamentos se destacam tanto pela estrutura, quanto pela quantidade e qualidade dos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife.

A primeira unidade foi inaugurada em 12 de março de 2016, no bairro do Alto Santa Terezinha, área de morro da zona norte da cidade, e intitulado de Compaz Governador Eduardo Campos. A Rede também conta com os Compaz Ariano Suassuna, inaugurado em 2017  no bairro do Cordeiro; o Compaz Miguel Arraes, lançado em 2019, no bairro do Sítio do Berardo e o Compaz Dom Helder Câmara, fundado em 2020, na comunidade do Coque.

A Rede Compaz oferece diversos atendimentos e atividades esportivas, ateliê, Centros de Referência em Assistência Social-CRAS, Sala do Empreendedor, Sala de Atendimento à Mulher, Espaço Mãe Coruja, Unidades de Tecnologias, Junta Militar, atendimento psicológico e Procon.

Os quatro equipamentos em atividade, além de garantir cidadania, oportunidades e transformar a realidade das regiões onde estão inseridos, já demonstram resultados efetivos na redução dos índices de violência. O Ariano Suassuna registrou 40% de redução nos homicídios no seu entorno, enquanto o bairro do Alto Santa Terezinha, onde fica o Compaz Eduardo Campos, não registrou qualquer homicídio em 2018.

SOBRE O PRÊMIO- Há 18 anos o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais. O Ministro Ayres Britto é o presidente do Conselho Superior, órgão que tem como atribuição definir as diretrizes anuais do Prêmio e que é formado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, pela Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), com o apoio do Grupo Globo.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook