Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Sairé busca parceira com a Fundaj para requalificação do Museu Municipal

Por: REDAÇÃO PORTAL
Em Brasília, o prefeito Gildo Dias conversou com o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antonio Campos, que se colocou a instituição a disposição para a parceira técnica para o espaço

Foto: Reprodução internet

25/02/2021
    Compartilhe:

Entre as muitas agendas que teve em Brasília nos últimos dias, o prefeito de Sairé, Gildo Dias (PL) conversou rapidamente com o presidente da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, Antonio Campos, sobre parceria técnica para requalificação do Museu Municipal Horácio José dos Santos.

O encontro se deu durante a posse do novo ministro da cidadania, o pernambucano deputado federal pela Bahia João Roma Neto, ocorrida na tarde de ontem (24), no Palácio do Planalto. Gildo explanou ao presidente da Fundaj o desejo, já manifestado por ofício encaminhado à instituição, de contar com toda a expertise da instituição para promover a adequação do museu, que é um dos principais equipamentos culturais de Sairé.

A Fundaj é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa, educação, cultura e preservação da memória nacional do Brasil. Desde que assumiu a presidência do órgão, o escritor Antônio Campos tem dado um olhar diferenciado para o uso de toda a experiência da Fundaj no apoio técnico a outros entes federados. Com um dos melhores corpos técnicos do país, a Fundaj além de gerir importantes equipamentos como por exemplo o Museu do Homem do Nordeste, tem tido participação decisiva na requalificação e funcionamento de outros importantes espaços de preservação da memória brasileira, sejam eles vinculados diretamente ao órgão ou não.

Na conversa com Antônio Campos, Gildo estava acompanhado do secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo de Sairé, José Antônio Alves, que é um entusiasta da parceria entre a cidade e a Fundaj. “O Museu Municipal de Sairé é bastante visitado pelos turistas que vão à cidade. É uma pena que o seu acervo tenha sido deixado pela gestão anterior de forma aleatória. Além de uma irresponsabilidade com a memória da cidade, é também uma falta de respeito com as famílias saireenses que doaram a maioria desse acervo.  Com a ajuda da Fundaj, teremos de fato um museu a altura do que merece a Terra da Laranja.” Disse o secretário.

Nos próximos dias, o secretário José Antônio será recebido na Fundaj pelo presidente Antônio Campos, quando darão início às tratativas para essa importante parceria.  

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook