Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eventos

São João de Boavista/SP sedia maior festival de música instrumental do Brasil: Festival Assad terá mais de 30h de imersão na música instrumental, entre 26 e 30 de julho.

Por: Carlos SIERRA

Foto: GRUPO MAWAKA - festivalassad.com.br

25/07/2023
    Compartilhe:

Algumas das mais importantes instrumentistas da atualidade estarão reunidas em São João da Boa Vista/SP, entre os dias 26 e 30 de julho, para participar do Festival Assad - o maior festival de música instrumental do país. O evento gratuito, inclui vagas em oficinas e masterclasses para estudantes de música de todo o Brasil. A programação completa pode ser consultada no site oficial: www.festivalassad.com.br.

 

Com uma temática voltada ao feminino, a 11ª edição trará grupos compostos majoritariamente por musicistas mulheres, para valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras. Entre as artistas/ grupos convidados estão: Nilze CarvalhoCristina BragaCarol PanesiMawacaQuarteto AbayomiClube do Choro Jorge Assad, Lyra Orchestra, Jazzmin's Big Band e Duo Siqueira Lima. 

 

Segundo a diretora e uma das idealizadoras do Festival, Fafá Noronha, a ideia de celebrar as artistas mulheres surgiu em 2022, quando, juntamente com Vânia Noronha, também criadora do evento, esteve no Festival de Verão de Campos do Jordão/SP, que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso. "Ver essas potências, que são Clarice e Mônica, na curadoria do Festival de Verão nos levou a refletir sobre a importância das mulheres para a música brasileira. Clarice é uma das poucas referências quando pensamos em compositoras de música erudita contemporânea, por isso trouxemos essa temática ao Festival. A ideia é valorizar todas as artistas que desbravam esse concorrido mercado musical que, por sua vez, reflete a sociedade sexista em que vivemos", destaca. 

 

Vânia Noronha fez questão de enfatizar a importância social do evento, que disponibiliza oficinas e masterclasses gratuitas, de modo a contribuir com a formação de jovens músicos. "Os shows, oficinas e masterclasses dão oportunidade para que estudantes e o público se aproximem e aprendam com estes grandes nomes da música instrumental no mundo e, o melhor, gratuitamente. Uma oportunidade única", disse. 


Criado em 2012, o evento leva o nome da família Assad, que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad - reconhecidos internacionalmente como um dos melhores violonistas do mundo -; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, arranjadora, pianista e cantora, Clarice Assad. Em 2022, Clarice e Sérgio foram indicados ao Grammy pelo álbum Archetypes, lançado em maio de 2021, que é uma suíte coletiva com o Third Coast Percussion. 

 

Realizado pelo CLAC - Centro Livre de Arte e Cultura - por meio de leis de incentivo Estadual (PROAC-ICMS) e Federal (Lei de Incentivo à Cultura) a edição 2023 contará com o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista/SP e da Unifae; e com o patrocínio de empresas como: GalvaniBig B SalgadinhosBig Bom SupermercadosBradescoBauerCimentolândiaDacota Cabos Elétricos, Dra. Cherie e Grings

 

Sobre o Festival Assad - O maior evento de música instrumental do país, o Festival Assad reúne músicos prestigiados internacionalmente, em apresentações e masterclasses gratuitas. Criado em 2012, o evento leva o nome da família conhecida por sua rica tradição musical, e tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad; a cantora, violonista e compositora Badi Assad; e a compositora, pianista e vocalista Clarice Assad. 

 

Mais informações: festivalassad.com.br ou nas  redes sociais: InstagramFacebook/ Youtube.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook