Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Diversos

Secretaria da Mulher do Recife promove debate sobre o cotidiano das mulheres marisqueiras

Por: REDAÇÃO PORTAL
Em sua terceira edição, o projeto Compartilhando Saberes será transmitido em seu perfil oficial no YouTube, nesta quinta-feira, às 16h30

Foto: Daniel Tavares/PCR

27/05/2021
    Compartilhe:

A vida das mulheres pescadoras e marisqueiras, com seus desafios e lutas cotidianas, será tema da terceira edição do Compartilhando Saberes, iniciativa da Secretaria da Mulher do Recife transmitida em seu perfil oficial no YouTube, nesta quinta-feira, 27, às 16h30. Com o tema Mulher além da Maré, a pesquisadora Silvana Marpoara apresenta seu trabalho feito junto à comunidade de mulheres pescadoras de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife.

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos e mestre pela UFRPE, Silvana contou que, durante a pesquisa, foram captadas imagens sobre o dia a dia das mulheres e elas também filmaram as próprias histórias. "Foi aí que descobrimos que elas sofriam três diferentes tipos de violência: a doméstica, a social e a de saúde. Acredito que mostrar essas histórias aproxima todas nós mulheres. No Compartilhando, vamos poder abordar e compartilhar mais histórias", explicou.  O debate será mediado pela socióloga Cláudia Maria de Lima.

Como na edição anterior, as pessoas participantes terão direito à certificação mediante inscrição no início da palestra. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Mulher, a Coordenação do Núcleo de Pesquisa - Ação Mulher e Ciência - NPAMC - DECISO, da UFRPE, e a produtora independente Agora Sonora. Um acordo de cooperação mútua viabiliza a divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos por mulheres no âmbito da academia.

Sobre as participantes

Silvana Marpoara - Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos e Mestre pela UFRPE.

Cláudia Maria de Lima - Socióloga, Especialista em Intervenção Psicossocial Comunitária, mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE). Professora da UFAL e consultora do Fundo  Internacional  de Desenvolvimento  Agrícola (Fida).

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook