Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Secretaria da Mulher realiza exposição sobre parteiras na Semana do Bebê 2021

Por: REDAÇÃO PORTAL
A exposição Parteiras - Um mundo pelas mãos pode ser conferida gratuitamente na Galeria Padre Henrique, no Compaz Dom Helder Camara

Foto: Eduardo Queiroga / Divulgação

26/05/2021
    Compartilhe:

Para marcar a Semana do Bebê do Recife 2021, realizada pela Prefeitura do Recife, a Secretaria da Mulher, em parceria com o Museu da Parteira, realiza até o dia 28, no Compaz Dom Helder Camara, no Coque, a exposição fotográfica Parteiras - Um mundo pelas mãos, de autoria de Eduardo Queiroga. A mostra é uma das mais de 200 ações que integram a VII Semana do Bebê, que se estende até domingo (30).

A exposição revela a rotina de trabalho e histórias de vida das parteiras, buscando valorizar e difundir os saberes tradicionais que envolvem o ofício dessas mulheres e pode ser conferida gratuitamente na Galeria Padre Henrique, no Compaz.

"As parteiras são história, resistência e simbolismo para o país. É muito importante que esses saberes continuem vivos e a fotografia é uma forma de perpetuar a atividade dessas mulheres", afirmou Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Recife.

A antropóloga Júlia Morim assina a curadoria ao lado de Elaine Müller e Eduardo Queiroga. Ela explicou que a exposição é resultado de uma pesquisa sobre saberes e práticas das parteiras tradicionais de Pernambuco e saberes e práticas das parteiras indígenas de Pernambuco, realizada pelo Instituto Nômade, em 2008. "Mapeamos, a partir da cultura, com o olhar de patrimônio, os saberes e fazeres, além do universo da parteira tradicional de Pernambuco nas cidades de Igarassu, Jaboatão, Ipojuca, Trindade, Caruaru e Palmares e nas etnias Pankararu, Xucuru e Kapinawá. A pesquisa de campo nos rendeu muitas fotos e traz um olhar sobre a casa, o cotidiano, sobretudo sobre a prática", afirmou Júlia.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook