Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Semana de Museus tem programação intensa e virtual no Recife

Por: REDAÇÃO PORTAL
Entre os espaços expositivos geridos pela Prefeitura do Recife, Paço do Frevo, Museu da Cidade e MAMAM participam da 19ª edição da Semana, oferecendo desafios, discussões virtuais e até playlist

Foto: Sol Pulquério

19/05/2021
    Compartilhe:

Com programações virtuais que convidam o público a reagir e resistir aos desafios impostos pela pandemia, buscando refúgio e sentidos na arte, equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, estão celebrando a Semana dos Museus, comemorado ontem (18) em todo o mundo, engajando-se numa mobilização  nacional liderada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Até o próximo dia 23, a Semana de Museus chega à sua 19ª edição, congregando centenas de espaços culturais de diferentes tamanhos, propostas e cidades do país, para produzir conteúdos e reflexões sobre o porvir, a partir do tema: "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar".

Entre os espaços expositivos municipais, o Paço do Frevo, o Museu da Cidade e o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), que estão com atendimento presencial interrompido pelos protocolos estaduais de combate à pandemia, prepararam programações especiais para participar da Semana, por meio de suas redes sociais.

MAMAM

A programação do Mamam será oferecida ao longo de toda a semana. No Instagram do equipamento (@mamamrecife), serão divulgados vídeos apresentando algumas obras importantes que integram o acervo do MAMAM e sobre como funciona o trabalho dentro de uma reserva técnica, além de ações como a Cápsula do tempo virtual e Passado/Presente/Futuro, de interação com o público, a partir de  questionamentos sobre o cenário artístico e museal recifense.

Paço do Frevo

A programação do Paço do Frevo, que tem sido fortalecida em formato online durante toda a pandemia, vai se estender por todo o mês de maio e expandir limites até geográficos, alcançando o além-mar, no próximo dia 26..

Neste Dia Internacional dos Museus, o Paço do Frevo se junta à causa do ICOM Brasil e de toda a humanidade, disseminando em seus canais digitais conteúdos de estímulo à vacina e à adoção das práticas de prevenção à covid-19, para reforçar a campanha #MuseusPelaVida, de valorização à vacinação e às medidas preventivas de combate ao vírus e controle da pandemia.

Na quinta (20), tem mais atividade: será oferecido o encontro virtual Passo a Paço,  com o tema "Frevo-mulher: narrativas sobre o protagonismo feminino", que apresentará a história do Frevo a partir da inserção da mulher na construção desse patrimônio, em função do surgimento dos blocos líricos. O encontro contará com a participação da brincante e passista do grupo Guerreiros do Passo, Lucélia Albuquerque, e da contadora de histórias Mariane Bigio. A mediação fica por conta do coordenador de educação do Paço do Frevo, Carlos Lima. O Passo a Paço acontece no dia 20 de maio, das 9h às 12h. Inscrições gratuitas no link: https://tinyurl.com/t32nhw2z.

A sexta-feira será dia de museu e de música, com a divulgação de uma seleção especial dos frevos no Instagram do museu (@pacodofrevo). A lista vai oferecer frevos clássicos, releituras e composições das novas gerações de compositores e intérpretes. O acesso será através do Deezer e do Spotify da instituição.

No dia 26 de maio, às 15h, o "Observatório Digital do Frevo" amplia  as conexões culturais, promovendo um diálogo inédito entre os Caretas de Triunfo e os Caretos de Podence e as Máscaras de Lazarin, de Portugal, numa articulação com o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) e com o MORE Colab – Montanhas de Investigação. Participam da conversa: Mestre Nino, brincante dos Caretas de Triunfo e coordenador da Treca de Caretas Alto Astral, e representantes das manifestações culturais de Portugal. A mediação será realizada por Nicole Costa, antropóloga e gerente geral do Paço do Frevo. Inscrições gratuitas pelo link: https://forms.gle/rUGTzx4NKacCEfn39.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook