Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Solenidade marca início da distribuição de sementes no Sertão do São Francisco

Por: REDAÇÃO PORTAL
O secretário Claudiano Martins, do Desenvolvimento Agrário, participou do ato que marcou simbolicamente o inicio do Programa Campo Novo em 2021.

Foto: Reprodução internet

18/02/2021
    Compartilhe:

Em solenidade que contou com a presença do secretário estadual de desenvolvimento agrário, Claudiano Martins, do secretário executivo de agricultura famíliar, Humberto Arraes, do presidente do IPA, Kaio Maniçoba, do prefeito George Duarte e da deputada estadual Roberta Arraes, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), iniciou na manhã desta quinta-feira (18), em Santa Maria da Boa Vista, a distribuição de sementes do Programa Campo Novo, no Sertão do São Francisco. Ao todo, serão entregues 82.290 quilos de sementes de sorgo e milho, nos municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. A iniciativa deverá beneficiar mais de 13.700 agricultores.

Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado.  Só no ano de 2020, o programa distribuiu 75 toneladas de sementes de sorgo, que permitiu o cultivo de 7.500 hectares de sorgo forrageiro, produzindo cerca de 337 mil toneladas de matéria verde.

Em 2021, a distribuição em todo o Estado será de 472.150 toneladas, beneficiando quase 80 mil agricultores familiares do Sertão do Araripe, Pajeú, São Francisco, Itaparica, Central e Moxotó. No Sertão do Araripe, no início do período chuvoso na região, os agricultores receberam cerca de 148 toneladas de sementes, entre milho e sorgo. As cidades de Exú e Ouricuri foram as primeiras contempladas, com a distribuição. Exú vai receber 16.540 kg de sementes e Araripina 25.180.

Na sexta-feira (19), a entregas das sementes acontecerão em Floresta e Itacuruba. Na segunda-feira (22) será a vez de Serra Talhada e Manari.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook