Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Startups

Startup quer ser a fiadora dos empreendedores em aluguéis comerciais

Por: REDAÇÃO PORTAL
Plaza facilita locação de imóveis para pequenas e médias empresas; Open Finance ajuda proptech a fazer análise rápida e eficiente

Foto: A proptech facilita a locação comercial, que tende a ser longa e burocrática, e viabiliza os contratos com praticidade.

14/09/2023
    Compartilhe:

Alugar um imóvel é um dos grandes obstáculos das PMEs (pequenas e médias empresas), pela dificuldade em encontrar um imóvel e, mais ainda, em encontrar um fiador para o contrato. A proptech Plaza nasceu para ajudar os empreendedores com garantia digital baseada em fiança onerosa. “Somos os fiadores do empreendedorismo brasileiro”, afirma Julio Viana, CEO da empresa de tecnologia.

 

A proptech facilita a locação comercial, que tende a ser longa e burocrática, e viabiliza os contratos com praticidade. “65% das empresas que procuram imóveis para alugar têm menos de dois anos, segundo nosso levantamento, mas nenhuma instituição financeira quer dar crédito para negócios recém-formados, por julgarem arriscado prover empréstimos ou seguro-fiança. A Plaza é a startup que está ao lado do empreendedor nesse momento tão importante”, diz o economista, com experiência no mercado imobiliário e no universo de empreendedorismo.

 

Para alugar um espaço pela plataforma, o inquilino passa por uma análise de crédito com uso de dados do Open Finance – que disponibiliza o histórico financeiro com precisão e rapidez. A aprovação e a assinatura do contrato podem acontecer em até cinco minutos. A startup recebe um percentual que varia entre 6% a 10% do valor da locação durante o período de contrato, pago parcelado no cartão, via PIX ou juntamente com o boleto do aluguel. Assim, clínicas de estética, cabeleireiros, comerciantes, restaurantes e outras pequenas empresas têm a chance de colocarem seus negócios em atividade e de moverem a roda da economia. Considerando o cenário atual em que 99% das empresas brasileiras são PMEs e que elas representam 27% do PIB nacional, é uma atuação de impacto.

 

As imobiliárias também têm sua vez com a Plaza, que não apenas gera oportunidades de negócios, a partir da entrega de leads qualificados por inteligência artificial, como também oferece uma fiança digital especialista em imóveis comerciais que cobre até 25 aluguéis, incluindo multas rescisórias e danos ao imóvel. “Utilizamos IA para realizar um atendimento rápido e de qualidade, engajando os interessados 24 horas por dia e já pré-aprovando para nossa garantia. Assim, as imobiliárias conseguem triplicar suas locações comerciais com essa solução rápida e segura que não existia no mercado”, diz Viana.

 

Experiência própria motivou criação da Plaza

A ideia da Plaza surgiu após Viana acompanhar a dificuldade do pai, Joel Viana, ao alugar um espaço comercial. “Somos recifenses e meu pai encontrou pátios no Rio de Janeiro (RJ) e São Bernardo do Campo (SP) para abrir filiais da transportadora dele, mas os proprietários dos imóveis sempre queriam um fiador da cidade. O processo de convencimento foi um gasto de tempo desnecessário, e essa experiência me motivou a resolver esse problema dos pequenos empreendedores”, conta.

 

A Plaza entrou em operação em 2023, após Viana deixar o cargo de head de aquisição de imóveis do Zap Imóveis, para a qual havia vendido uma startup do nicho imobiliário, e se unir a dois amigos que também tinham vivenciado a dificuldade da locação comercial: Pedro de Cicco, especialista na concessão de crédito para empresas, e Vicente Alencar, engenheiro da computação do ITA especializado em inteligência artificial. 

 

“A negociação de imóveis comerciais é sempre colocada de lado, mas chegamos para ajudar os empreendedores a, literalmente, conseguirem seu espaço", afirma o CEO da proptech. Nos últimos dois meses, a Plaza ajudou 500 empresas a encontrarem imóveis e estima alcançar 10 mil até o final do ano e faturar R$ 10 milhões até o final de 2024.

 

Sobre a Plaza

Empresa de tecnologia que facilita a locação de imóveis comerciais por meio de  soluções para geração de negócios e garantia digital, permitindo o processo de aluguel rápido e sem fiador. Criada em 2023 por Julio Viana, Pedro de Cicco e Vicente Alencar, a Plaza gera mais negócios para imobiliárias, simplifica a vida de inquilinos e traz mais segurança financeira para proprietários.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook