Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Polícia Federal prende homem que abusava sexualmente de enteados no Pará. Outra operação prende estuprador infantil na Bahia.

Por: REDAÇÃO PORTAL
Suspeito divulgava vídeos dos abusos na internet
26/08/2023
    Compartilhe:

Belém/PA. A Polícia Federal prendeu na manhã do sábado (26/8) um homem acusado de abusar sexualmente de seus três enteados – duas crianças e um adolescente, na Operação “Kaleu 23”. Durante as primeiras horas desta manhã foi cumprido um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Pará, em Belém/PA, contra o suspeito dos crimes.

As investigações se iniciaram após a comunicação da polícia australiana sobre vídeos em que um brasileiro aparece abusando sexualmente de uma criança, publicados em fóruns da Darkweb - sites que requerem programas, configurações ou autorizações específicas para serem acessados e, por isso, não aparecem em sistemas de busca.

A partir dessas informações, a Polícia Federal entrou em ação por meio da Força Tarefa de Identificação de Vítimas, coordenada pela Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil, em Brasília/DF. Utilizando-se de modernas técnicas de investigação cibernética e tecnologia, conseguiu identificar os suspeitos, moradores do distrito de Mosqueiro, a cerca de 70 quilômetros de Belém/PA.

Com base nisso, a ação foi desencadeada pela PF, que confirmou a identidade e idade das vítimas, além de ter apreendido o aparelho celular e notebook que o investigado utilizava para compartilhar os arquivos na DarkWeb.

No cumprimento do mandado de busca e apreensão, foram encontradas roupas que aparecem nas filmagens criminosas. Na análise preliminar em sua residência, os policiais encontraram arquivos com links de acesso aos fóruns e as senhas salvas, no notebook apreendido. Os itens apreendidos serão submetidos a perícia técnica para extração do conteúdo.

Outras vítimas podem ser identificadas durante as investigações, bem como a participação de outras pessoas nos crimes.

Os crimes investigados são de estupro de vulnerável, satisfação da lascívia mediante presença de criança ou adolescente, divulgação de cena de estupro de vulnerável, além de produção, armazenamento e compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.

O nome da operação, “Kaleu23”, é uma referência à denominação empregada pelo alvo nos fóruns em que compartilhava o conteúdo na DarkWeb.

 

PF deflagra operação em combate a crimes de abuso sexual infantil

Salvador/BA. A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (25/8), um homem de 53 anos por estupro de vulnerável, produção e compartilhamento pela internet de material com registro dos abusos sexuais por ele cometidos, em face de criança impúbere, entre outros materiais, no município de Salvador.

Houve, ainda, busca e apreensão no endereço do investigado, sendo recolhidos os objetos e equipamentos que possam interessar à apuração. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal.

A investigação foi iniciada este ano, após identificação de compartilhamento de imagens de um homem realizando abusos sexuais, em face de uma criança, em rede social. Com isso, foi possível desenvolver e ampliar as análises, de modo a identificar diversos outros arquivos dos abusos perpetrados, sendo possível concluir, pela investigação cibernética, que os abusos realizados vinham se desenvolvendo contra a mesma criança por um longo período.

Diante da prisão do provável abusador, as investigações prosseguirão e se destinarão ao material apreendido para fundamentar com mais elementos o que já foi possível obter até aqui e, ainda, com o propósito de identificar a vítima e, eventualmente, outras crianças também vitimadas para que os órgãos de proteção à infância possam adotar as providências necessárias, no sentido de oferecer o apoio institucional, psicossocial e de saúde necessário para o caso.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook