Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Negócios

Supermercados apostam no crescente aumento de consumo da carne suína

Por: REDAÇÃO PORTAL
De janeiro a setembro deste ano, as vendas de carne suína aumentaram 15%  somente nas lojas das redes Extra e Pão de Açúcar.

Foto: Divulgação/ABCS

01/10/2020
    Compartilhe:

Com uma demanda que segue aquecida nos últimos anos, a carne suína tem ganhado cada vez mais destaque nas gôndolas do varejo alimentar. Somente nas lojas do Extra e do Pão de Açúcar, as vendas aumentaram 15% de janeiro a setembro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. 

E para reforçar essa tendência, começa nesta quinta-feira (1/10) a 8ª Semana Nacional da Carne Suína, evento consolidado no calendário promocional e que, pelo oitavo ano consecutivo, contará com a participação de todas as lojas do Extra e Pão de Açúcar, além das lojas virtuais das duas redes.

A iniciativa, organizada em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), possui como foco incentivar o consumo da proteína e, para isso, as bandeiras prepararam ofertas especiais para o período, reforçando seus estoques para que os clientes encontrem as melhores opções de corte de suínos. 

Neste ano, o Extra e o Pão de Açúcar projetam um crescimento nas vendas de 20% na comparação com a edição da Semana realizada em 2019 e, para atender essa demanda, um reforço de 5% em volume adicional foi contemplado para as duas bandeiras.  

Embora seja o quarto maior produtor e o quarto maior exportador de carne suína do mundo, o Brasil ainda ocupa a 23ª posição quando o assunto é o mercado interno. Mas essa é uma tendência que está mudando nos últimos anos, com um crescimento no consumo que já alcançou 15,9 quilos per capta em 2018, ante 14,7% até 2015, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

A tendência se mantém em alta também nas lojas do Extra e do Pão de Açúcar: de janeiro a setembro deste ano, a venda da categoria cresceu 15% ante o mesmo comparativo com 2019.

"O consumo está em alta e o país ainda possui um grande potencial de crescimento de mercado. Por isso, nas nossas lojas os clientes encontram as melhores opções de produtos congelados e cortes da proteína, além do atendimento especializado dos nossos colaboradores, que são treinados para compartilhar informações tanto sobre os benefícios da carne suína, quanto sobre dicas de preparo. Tudo para auxiliar o consumidor a inserir a carne suína no seu cardápio do dia a dia", complementa Galvão. 

Clientes cadastrados no programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais têm preços ainda mais vantajosos, basta ativar os descontos no app e informar o CPF no caixa no momento da compra para que os produtos saiam ainda mais em conta. Já nas lojas do Extra, seguindo o DNA da marca de oferecer preços competitivos e condições de pagamento diferenciadas, há ainda descontos na categoria durante todo o período pagando com os cartões Extra. 
 

Plano de Desenvolvimento de suínos 

O Extra e o Pão de Açúcar contam com um plano de desenvolvimento que tem como principal objetivo dobrar as vendas de carne suína até 2021, além de aumentar o share e gerar melhor rentabilidade e diferenciação para o açougue. 

Neste ano, todas as lideranças responsáveis pela categoria de suínos nas lojas das duas redes passaram por treinamentos bastante diversificados. Entre os temas em debate, estavam pontos como a estratégia e o plano da categoria de suínos para a Semana Nacional da Carne Suína 2020, o panorama do mercado, reciclagem de conhecimento técnico sobre suínos, segurança do alimento em tempos de pandemia e uma oficina gastronômica com foco na praticidade, sabor e custo benefício da carne. 

Dentro dos protocolos sanitários implementados para garantir a segurança de clientes e colaboradores das redes, este  ano os treinamentos foram realizados de maneira totalmente digital – permitindo o desenvolvimento à distância da categoria com a segurança de todos e todas para o processo. 

O projeto também conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e foi pensado para ser 360º, garantindo a qualidade desde a produção até a divulgação e chegada do produto nas gôndolas das lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar. 

Uma das frentes de atuação do plano de desenvolvimento de suínos é na produção e envolve treinamentos e capacitação nas granjas fornecedoras e consiste no alinhamento de temas como o bem-estar animal. 

Além disso, esse pilar também prevê a produção de conteúdos técnicos e científicos relacionados a temas de segurança alimentar e normativas para as fábricas de ração, por exemplo.Por fim, contempla, também, em tempos regulares, visitas técnicas das equipes do Extra e Pão de Açúcar em granjas para alinhar o conhecimento sobre a produção, bem como a origem da matéria-prima e a adequação de processos.

Efetivamente nas gôndolas e nos açougues das lojas, o plano tem o objetivo de aumentar a exposição de carne suína nos balcões expositores e disponibilizar uma maior variedade de cortes para que os consumidores possam comparar as formas de preparo e perceber as vantagens de se consumir a proteína, seja para a saúde, seja pela economia, já que os suínos têm preços mais competitivos na comparação com a carne bovina, por exemplo. 

Na última frente de trabalho está a atuação na formação dos colaboradores, o que prevê desenvolvimento de treinamentos e metodologias sobre cortes suínos, saudabilidade, segurança alimentar, treinamentos de vendas e atualizações para aprimorar o atendimento ao cliente

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook