Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Tarcísio Pereira e a antologia em sua homenagem

Por: SIDNEY NICÉAS
E-book gratuito Versos Azuis foi lançado em maio. Saiba mais e baixe o livro de graça.

Foto: Divulgação

06/06/2021
    Compartilhe:

*por Sidney Nicéas

 

O céu de Tarcísio

é um livro com o paraíso

na capa

Sete anjos

Sete demônios

Sete, o livro

e eu ansiando vaga

Vive

enquanto eu apenas sonho

mestre

Nem toda letra é poesia

Nem toda vida é página

 

(O CÉU QUE EU PRECISO, Sidney Nicéas)

 

O poema acima, escrito em homenagem ao editor e livreiro Tarcísio Pereira, saudoso criador da Livro 7, faz parte da antologia Versos Azuis, organizada pela escritora Joseany de Oliveira, que trabalhou com Tarcísio e mantinha uma amizade com ele desde então. A obra publicada em formato e-book foi lançada em maio último e reuniu escritores e amigos do saudoso “Sr. Sete”; produções em verso e prosa escritas por gente interessada em deixar palavras de gratidão e adeus. A obra transita entre o talhar literário e a homenagem, tudo com um tom sincero de gratidão. E pode ser lida gratuitamente (clique no link no final da matéria).

Falecido por complicações decorrentes da COVID-19 em janeiro deste ano (leia aqui a homenagem do Tesão a ele), Tarcísio deixou uma legião de amigos e admiradores do seu trabalho literário. Não por menos aconteceu a ideia da obra por Joseany, que no prefácio conta uma história pessoal de dor que teve outro rumo devido à sempre generosidade e sensibilidade de Tarcísio. “Em 2017 publiquei com Tarcísio meu último livro editado por ele, O Vale da Esperança. Eu estava devastada por uma forte depressão que quase me levou ao suicídio. Foi com o apoio incondicional de Tarcísio, que patrocinou e editou a obra, que consegui me levantar da cama após um bom tempo e lançar o livro”, conta.

O depoimento de Joseany é tocante, mas não é exceção. Na live de lançamento do livro, que aconteceu no dia 23 de maio no perfil de Joseany no Instagram, não faltaram histórias que revelaram a grandeza do homenageado - aliás, no grupo do Facebook Amigos da Livro 7, os relatos são amplos e igualmente recheados da sua verve literária e inclusiva.

Partir e deixar um legado impactante na vida de tanta gente não é tarefa fácil, mas alguns conseguem, como o próprio Tarcísio. Assim, a antologia Versos Azuis cumpre com a missão de homenagear essa figura inesquecível da literatura brasileira (e não é nenhum exagero dizer isso), deixando o azul que costumava trajar como símbolo de uma conexão muito maior do que qualquer palavra que tente descrevê-lo. Amor é isso.

--

Clique aqui e leia “Versos Azuis”

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook