Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Técnica aprimorada no Brasil é utilizada no mundo todo para tratar próstata e tireoide. Homens que acordam muito durante a noite para urinar, ou mulheres que estão com cansaço extremo e aumento de peso incomum podem ser tratados com novedosa técnic

Por: REDAÇÃO PORTAL

Foto: br.freepick.com

27/07/2023
    Compartilhe:

A radiologia intervencionista, técnica consolidada que utiliza fios guias, drenos, agulhas e embolizadores entre outros recursos com imagem, e que é um dos mais recentes e menos invasivos procedimentos médicos, pode ser a opção para pacientes que estão com a próstata ou a tireoide aumentados. E antes de chegar a este especialista, muitas vezes o paciente caminha por outras áreas e acaba sendo submetido a cirurgias que poderiam ter sido evitadas. 

Por exemplo, um paciente que dorme mal, que levanta várias vezes para ir ao banheiro e continua tendo a sensação de bexiga cheia, nem sempre percebe que estes podem ser sintomas de uma próstata aumentada. Ou, uma pessoa que fica com dificuldade para engolir, sente falta de ar, cansaço ou começa a perceber que seu pescoço está aumentando de tamanho, também pode demorar para entender que estes sinais podem ser um distúrbio na tireoide, lembrando que esta glândula existe nas mulheres e nos homens. E este alerta é do Dr. Denis Szejnfeld, presidente da SOBRICE – Associação Brasileira de Radiologia Intervencionista, e que ainda destaca que qualquer alteração no modo de urinar do homem, seja no jato ou na constante vontade de ir ao banheiro, e nas mulheres, seja na sonolência, mudança de peso ou no ciclo menstrual, todos devem procurar um especialista e conversar sobre os métodos de tratamento, inclusive perguntando se há técnicas minimamente invasivas. 

Formas de tratamento – Entre as opções que os pacientes podem ter para o tratamento, e dependendo da gravidade de cada caso, o homem pode ser submetido a uma cirurgia com corte, permanecendo por um tempo internado; pode recorrer a remédios ou pode optar por um procedimento minimamente invasivo e retornar para sua rotina após 24 horas. No que se refere à tireoide, as opções de tratamento podem ser cirurgia com corte no pescoço para a retirada da glândula; uso contínuo de remédios; ou a técnica que mantém a tireoide na pessoa tratando apenas o distúrbio e deixando que o paciente retorne para a casa após duas horas do procedimento. 

O dr. Denis Szejnfeld esclarece que todas as pessoas devem buscar orientação médica quando estiverem com alguma dor ou perceberem uma quebra brusca na rotina causada por algum sintoma fora do comum. Ele ainda ressalta sobre a importância dos exames periódicos, que inclusive podem ser solicitados por um médico radiologista intervencionista. “A tireoide deve ser examinada em homens e mulheres independentemente da idade”, alerta.

 

Fontes – Para saber mais sobre os sintomas, as possíveis causas, os detalhes das formas de tratamento para próstata e tireoide, para conhecer e explicar melhor sobre o que é radiologia intervencionista e como esta técnica pode ajudar nestas e em outras diversas doenças, a SOBRICE tem médicos credenciados em todo o Brasil e eles estão à disposição para entrevistas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook