Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Giro Literário: vendas em queda x dica de livros pra você

Por: SIDNEY NICÉAS
Queda no mercado editorial, mas sem choradeira: a gente também indica livros de vários gêneros e para várias idades

Foto: Mark Williams/Unsplash/Arte Tesão Literário

09/06/2021
    Compartilhe:

GIRO LITERÁRIO

*por Sidney Nicéas

 

NÚMEROS | Mercado editorial encolhe, vendas on-line crescem 

Após o bom ano de 2019, positivo depois de quatro anos de números negativos, veio a Pandemia em 2020. O resultado não poderia ser outro: nova queda no mercado editorial, desta vez de 8,8% (chegando a 13% em números reais, considerando a inflação). Nesse cenário, a produção editorial também caiu, assim como as vendas nas livrarias físicas. Já as editoras e livrarias com vendas exclusivas on-line, como esperado, tiveram alta expressiva de quase 25%, chegando a abocanhar cerca de 84% do faturamento das editoras. Outro segmento que cresceu foi o de clube de livros, que ampliou em 174% a sua presença no setor. Vamos continuar acompanhando o mercado para entender as mudanças em curso e torcendo (e trabalhando!) para melhorar o cenário em 2021.

 

LIVRO | Para ensinar as crianças a cuidar do planeta

A editora Colli Books separou dois livros para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho): os infanto-juvenis ‘Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia’ e ‘O Rio Grinalda’, da escritora capixaba Isa Colli. As obras falam sobre sustentabilidade, reciclagem, educação e preservação ambiental, assuntos de grande importância, apresentados de forma lúdica e divertida para inspirar e ensinar as crianças como cuidar do planeta. Os títulos da editora podem ser encontrados facilmente nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book, como nas lojas Amazon, Shoptime, Fnac, Americanas e Submarino, dentre outros. Vale a pena fazer a galerinha viajar nesse tema... Para mais detalhes acesse https://www.collibooks.com/.

 

REVISTA | Horror no Catarse com a 8ª edição da Diário Macabro

Está aberta a temporada de financiamento coletivo no Catarse para a edição nº 8 da Revista Diário Macabro. A edição, que é semestral e completa a cada 4 números um ciclo, sairá com contos de 16 autores brasileiros. A ideia dos editores é, com a captação em curso, financiar não somente a edição atual, mas relançar também os 4 primeiros números da revista, já esgotados. “Apesar de ser chamada de revista - o que é, na verdade, uma homenagem às revistas pulp do século passado -, ela é um livro, que costuma ter uma média de 140 a 200 páginas contendo contos, ilustrações e entrevistas com mestres do horror”, conta  Nathalia Scotuzzi, editora da Diário Macabro. Os apoiadores terão direito a várias recompensas, desde as básicas, como marcadores de páginas e pôsteres, até as mais elaboradas, como boxes comemorativos com várias edições e uma caixa personalizada (limitado). O financiamento coletivo fica aberto até o próximo dia 22 de junho. Garanta a sua! Catarse da editora: https://www.catarse.me/users/587702-editora-diario-macabro

 

LIVRO | Das redes sociais para as páginas impressas

A pernambucana Débora Andrade faz sua estreia na literatura com o livro “Amor é sobre muitos tipos de coragem”, que apresenta as linhas do amor no cotidiano, nascido de um projeto iniciado durante a Pandemia, o perfil no Instagram @palavrasetcetal - https://www.instagram.com/palavrasetcetal/. Já são quase 15 mil seguidores acompanhando os poemas que ora lembram as confissões de um diário, ora apresentam versos mais elaborados - muitos, inclusive, misturam-se com as imagens do Recife através de lambe-lambes que a própria Débora passou a colar pelas ruas esvaziadas da cidade, durante o lockdown. O sucesso nas redes chamou a atenção da editora mineira Crivo Editorial, que logo propôs a impressão. Não bastassem os versos, a própria Débora ilustra as páginas da obra, trazendo consigo um time de mulheres artistas na ficha técnica, que de alguma forma apreciam e criam arte como quem fabrica o próprio fôlego. Na toada de quem cria para manter-se viva, Débora Andrade, de 27 anos, traça seu caminho na poesia pernambucana. A pré-venda do livro “Amor é sobre muitos tipos de coragem” já começou. E quem comprar durante o período vai ter direito a frete grátis, carta da autora e ainda participar de sorteios de caneca e bookbag. Vai lá no site da Crivo Editorial e garanta o seu: https://crivo-editorial.lojaintegrada.com.br/none-101870907.

 

LIVRO | Devaneios de uma mente perturbada

Esse é o título do primeiro livro de contos do paranaense Adam Mattos, que está em pré-venda pela Editora Flyve. A obra trabalha o terror e o horror possíveis de serem feitos e sentidos pelo ser humano. Baseados em lendas reais, os 25 contos também trazem críticas sociais, buscando provocar arrepios de medo nos leitores tanto quanto tirá-los da zona de conforto. “Devaneios de uma mente perturbada” é o segundo livro da “Trilogia da Maldade”, que teve o primeiro “Alma em Pedaços”, de poesia, e culminará com um romance, ainda sem título - três gêneros diferentes para fazer o leitor questionar: o ser humano nasce mau ou se torna com o tempo? Os interessados podem comprar o livro com desconto na pré-venda pelo site da editora Flyve e ainda ganhar brindes, como um aviso de porta e um caderninho para anotar seus devaneios. A pré-venda vai até o fim de junho no site da Editora Flyve: https://www.editoraflyve.com/product-page/devaneios-de-uma-mente-perturbada.

--

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook