Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Mulherio das Letras: lugar de mulher é (também) na literatura!

Por: SIDNEY NICÉAS
Coletivo lusófono promove eventos para discutir questões da mulher nas áreas da literatura, da arte e da cultura

Foto: divulgação

23/09/2020
    Compartilhe:

Mulheres da literatura, uni-vos! Sabendo que já passou da hora de enraizar a mulher como ser proativo, pensante, criador e em igualdade, elas se articulam, rompem fronteiras e mostram que o machismo já deveria estar enterrado (na literatura e fora dela). O coletivo Mulherio das Letras é um grande exemplo desse tipo de mobilização feminina em torno da literatura. Definido como um coletivo feminista literário, de autoras brasileiras, diretamente interessado na expressão pela palavra escrita e oral, o grupo tem representatividade em quase todas as cidades do Brasil e coordenações em Portugal, Itália, Europa e Estados Unidos.

Criado no Brasil em 2017 pela escritora Maria Valéria Rezende, o coletivo dá o tom no seu II Encontro Mulherio das Letras Portugal, com a coordenação da escritora brasileira radicada em Portugal Adriana Mayrinck, que vai rolar agora entre 25 e 28 de setembro (de sexta à segunda), totalmente online, já que a Pandemia atrapalhou o planejamento do evento presencial que aconteceria em maio, em Lisboa. A ideia é dinamizar e fortalecer o vínculo entre as mulheres envolvidas no universo literário, que se propõem a discutir questões da mulher nas áreas da literatura, arte e da cultura. O evento será marcado pelo lançamento da Coletânea do Mulherio das Letras, no dia 25.

Do livro participa a jornalista e escritora Geórgia Alves, que faz a curadoria de dois encontros e mediará a primeira mesa de diálogos saída direto do Recife para toda a Rede do Mulherio das Letras: Os Efeitos da Literatura Produzida por Mulheres Negras, com a doutoranda em Teoria da Literatura, Adriana Minervina Silva, e a Ma. Ilka Souza. Logo depois acontece o segundo diálogo, sobre O Lugar que Habita a Poesia, com mediação da jornalista Luciana Andréa Freitas, que conversa com a Poeta Cecita Rodrigues, que acaba de lançar o livro "Molhada até os ossos" (Editora Patuá). Os diálogos acontecem com lives e vídeos nos perfis do Mulherio das Letras Portugal e da In-Finita no Facebook e Youtube.

“Mesmo em tempos de Pandemia e isolamento social, de um mundo de exceção, a troca de informações, os diálogos, os debates, os aprendizados são intensos. Diários e aprofundados em realidades distintas. Enormemente distintas. Com o Mulherio das Letras estamos aprendendo a ler umas às outras, a ouvir umas às outras, a pensar no coletivo e não individualmente. A rever nossos conceitos sobre Literatura. E esta perspectiva de saber o que nos interesse, para onde caminha nossa escrita, nossos focos de diálogo, é que nos tem feito crescer”, explica Geórgia Alves.

Geórgia acredita que ações como o Mulherio das Letras têm ajudado a transformar a realidade literária feminina. “Além de uma janela para o mundo, em tempo real, em dimensão planetária, as trocas podem ser muito mais eficazes porque traduzem as nossas singularidades ao mesmo tempo que demonstram nossos interesses comuns, nossas pesquisas, nosso trabalho diário pela Literatura”, conclui.

O II Encontro Mulherio das Letras Portugal VIRTUAL fará também uma homenagem às mulheres que se destacaram na literatura e na cultura luso-brasileira, entre elas Alice Viera, celebrando 40 anos de vida profissional; Teolinda Gérsão e Maria de Lourdes Hortas, pelo contributo literário luso-brasileiro; Maria Valéria Rezende, idealizadora do Movimento Mulherio das Letras; Laura Areias, portuguesa radicada no Recife, falecida em 2019, com mais de 45 livros publicados. Vale muito a pena conferir.

--

SERVIÇO:

"Um efeito da cor - Sobre a Literatura da Mulher Negra de Língua Portuguesa". Participação Ma. e Doutoranda Adriana Minervina Silva e da Ma. Ilka Souza.

Quando: 27 de Setembro de 2020.

Horário: 16h (BRA) e 19h (POR)

 

"Ruas? Onde habita a Poesia?", com a escritora Cecita Rodrigues, e seu recém lançado livro "Molhada até os ossos", pela Editora Patuá, com mediação da jornalista Luciana Andréa Freitas.

Quando: dia 27 de Setembro de 2020.

Horário: 17h (BRA) e 21h (POR)

 

Blogue:

www.mulherioportugal.blogspot.com/

 

INSTAGRAM: @mulheriodasletrasportugal

TWITTER: @mulheriopt

 

Informações:

[email protected]

[email protected]

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook