Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Livros

Livros ensinam sobre prevenção de violência infantil

Por: BRUNELLA SOBRAL
De forma lúdica e leve, publicações ensinam crianças a distinguir quando o contato com o adulto é apenas um carinho e quando se torna abusivo

Foto: Arquivo Pessoal

19/08/2020
    Compartilhe:

Na semana em que o Brasil se chocou com a notícia de uma menina de 10 anos estuprada pelo tio desde os 6 anos, muito se falou sobre como conversar com as crianças sobre violência sexual.


Falar com crianças e adolescentes sobre sexualidade pode ser ainda um grande tabu entre as famílias. Mas é inegável o ganho emocional que é construído nesses momentos.
Ao contrário do que muita gente acha, educação sexual não diz respeito apenas ao ato sexual. É através dessa conversa que a criança aprende sobre seu corpo, sobre toque, sobre guardar segredos. E, claro, respeitando a faixa etária, ensina conceitos sobre consentimento e autoproteção.
O diálogo ainda é uma das formas mais ativas de coibir e de enfrentar os abusos sexuais contra crianças e adolescentes.


Separei duas indicações de livros para crianças a partir de 4 anos que abordam o tema de uma forma lúdica e numa linguagem bem clara.

Pipo e Fifi  - ensinando prevenção de violência sexual para crianças

https://www.divulgativo.com.br/portal//assets/files/64481728bc5688b0a34ef9d9841a84db.jpg
O livro tem uma linguagem bem simples e com exemplos que se encaixam no cotidiano de várias crianças. Os dois personagens principais, Pipo e Fifi, vão guiando as crianças para conhecer as partes dos seu corpinho, as diferenças físicas entre meninos e meninas e também entre toques de amor e toques abusivos.
As ilustrações são bem lúdicas e junto com o texto todo em rima consegue dar ainda mais leveza ao tema.


Não me toca seu boboca!

https://www.divulgativo.com.br/portal//assets/files/53e22451d343efd1a03b1aee3ea5489a.jpg
 Confesso que esse livro me deixou um pouco desconfortável, no começo. Diferente do primeiro que citei, onde os ensinamentos são mais didáticos, aqui a história é uma narrativa sobre um abusador que tenta enganar algumas crianças. Embora todos os personagens sejam retratados como animais, ainda sim, deu aquele frio na espinha ler e pensar que aquela situação de fato acontece com várias crianças no mundo.
Mas, ao terminar a história, lembro do meu filho, de 4 anos, comentar como aquele “tio da pipoca” era boboca, que ele não era legal e que a coelhinha foi muito esperta em gritar e sair correndo. E então eu entendi como foi necessário um exemplo mais prático para fazê-lo entender melhor a situação.

SERVIÇO:
Pipo e Fifi  - ensinando prevenção de violência sexual para crianças
Autora: Caroline Arcari
Editora: Caqui
Média de Valor: R$ 37,90


Não me toca, seu boboca!
Autora: Andrea Viviana Taubman
Editora: Aletria
Média de Valor: R$ 32,90

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook